NOTA À COMUNIDADE



NOTA À COMUNIDADE
 
 
A Empresa Júnior e Projeto de Extensão Cursinho do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conhecido simplesmente como Cursinho do DCE/UFRN, tem seus valores alicerçados em vários pilares, dos quais estão incluídos o compromisso com a educação e a transparência na comunicação para com seus alunos e colaboradores. Dito isto, o projeto vem à público prestar alguns esclarecimentos e tratar sobre nossos planos para o futuro.
 
Primeiro, tivemos um início de pandemia turbulento. Ainda no ano passado, com poucas semanas após o início do período letivo de 2020.1, a UFRN emitiu uma nota oficial paralisando todas as atividades presenciais no campus, o que acabou por incluir a nossa, dado que utilizamos as salas nos blocos de aulas da universidade para a realização de nossas próprias atividades. Por isso, em comum acordo tanto com os nossos alunos quanto com seus responsáveis, terminamos o período letivo de maneira remota.

Dias após o término, através de conversas constantes entre nossa equipe de coordenadores e professores, definimos um método de ensino que se adaptaria a nossa proposta e elaboramos um calendário a ser seguido para o período de 2021.1, inclusive abrindo uma seleção para bolsistas – assim como realizávamos no período presencial – e, em seguida, ofertando vagas nas turmas para alunos pagantes.

Contudo, devido à baixa adesão de nosso público-alvo a esse formato de ensino remoto, bem como à indefinição de um calendário para o Enem 2021 pelo Ministério da Educação, decidimos por cancelar as aulas que estavam previstas para iniciar no próximo dia 15 de março até o campus da UFRN retornar com as atividades presenciais. Sendo assim, pedimos desculpas àqueles que demonstraram seu interesse em nosso projeto realizando a pré-matrícula através do link disponibilizado via Instagram.

Sobre o processo de seleção para alunos bolsistas, que esteve aberto entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro do corrente ano, em respeito aos candidatos que enviaram suas cartas e demais documentos demonstrando interesse na referida vaga, estes terão suas situações reanalisadas e os resultados, cuja data de divulgação estava prevista para o último dia 1, ficam prorrogados para quando houver a viabilidade do retorno presencial.

Aos nossos ex-alunos do semestre 2020.1, em especial aqueles que adquiriram as camisetas do curso e ficaram impossibilitados de recebê-las devido ao fechamento da secretaria, localizada no Setor I da UFRN, poderão resgatá-la – ou o valor investido – no próximo período de matrículas presenciais, quando voltarmos ao funcionamento normal. Estamos cientes da espera prolongada neste caso, porém outras alternativas – como a retirada dos produtos na própria gráfica – são inviáveis, dado o atual contexto de isolamento e a alta de casos de COVID-19, não só em nossa capital, como também no resto do país.

Por fim, gostaríamos de deixar claro que esse não é o encerramento definitivo do Cursinho do DCE. Nas próximas semanas, faremos reuniões de planejamento e discutiremos ideias para a construção de novos caminhos, no contexto da pandemia, na tentativa de ampliar o acesso de jovens e adultos egressos da rede pública de ensino e socioeconomicamente desfavorecidos à universidade, como sempre têm sido nosso principal objetivo.

Natal/RN, 11 de março de 2021

NOTA À COMUNIDADE NOTA À COMUNIDADE Reviewed by Cursinho do DCE on março 11, 2021 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.